O corpo é integralmente construído com 221 metros de um só fio de lã, sem emendas, pontos ou nós, e após laboriosa engenharia manual que chega a utilizar 9 agulhas. As duas pontas desse fio juntam-se num especial aperto final que é visível no topo do interior do gorro, na forma de um berloque apertado que esconde as pontas no seu interior. Não corte ou desmanche este berloque. Os padrões e as letras tricotados na barra, quer no interior quer no exterior, são feitos também com um só fio de 16 metros, sem nós, pontos ou emendas. A barra, no seu exterior, tem tricotado o famoso e tradicional padrão, registado por lei, e que a identifica de forma inequívoca.
No interior da barra, poderá ver tricotados o nome CORVINO - que identifica a sua proveniência geográfica e cultural e que também é uma Marca Registada - assim como o número único de identificação e, quando personalizada, as letras iniciais do nome do seu dono ou utilizador. Também poderá encontrar tricotado o código do tamanho.
No interior, poderá ainda encontrar uma pequena alça - que serve para a pendurar ou trazer num dedo, ou, ainda, para prender uma agulha para entrelaçar o cabelo - e uma pequena abertura que esconde um envelope no interior da barra e que serve para guardar pequenas coisas, inclusive dinheiro. Nesse envelope, poderá encontrar um pequeno objecto na forma de um botão com a gravação da Marca Registada Barreta do Corvo 1452, num lado, e, quando solicitado, com o número de série, no outro. Este botão é feito da castanha da Phytelephas macrocarpa, também conhecida por corozo ou marfim vegetal.