GENERALIDADES
A Barreta do Corvo 1452, enquanto produto, integra um conjunto de sinais devidamente registados no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, I.P. Em Portugal, o INPI é a única entidade que pode atribuir direitos exclusivos sobre designs e marcas através da via nacional de registo. Alguns sinais estão também registados a nível comunitário, junto do EUIPO – European Union Intelectual Property Office.
Os sinais (verbais, desenhos, ou mistos) são uma forma prática para facilmente se visualizar, distinguir e reconhecer os produtos ou serviços relacionados com o objecto, especialmente junto dos agentes económicos, incluindo os comerciantes, os fornecedores e os clientes, visando transmitir uma identidade visual de autenticação e transmissão de confiança, evitando a contrafacção.
Estas identidades verbais e visuais subsidiam e complementam também um regime de marketing e de publicidade, servindo de instrumentos na promoção do nome, da imagem e da visibilidade da excelência dos produtos e serviços desenvolvidos, concorrendo, deste modo, para incrementar positivamente os factores e competitividade e internacionalização.
Estes sinais, e as marcas em particular, servem também para autenticar documentos (incluindo os certificados), rótulos, etiquetas, e selos, sejam eles os que acompanham os produtos sejam eles os que estão na base da celebração de acordos de agenciamento.
Esses sinais configuram assim os designs (modelos de utilidade) e as marcas.
Para conhecer melhor a sua Barreta do Corvo 1452, deverá, pois, estar atento aos sinais que lhe garantem tratar-se de um produto autêntico, genuíno e de qualidade, nomeadamente os seguintes:
- A parte exterior da barra apresenta um padrão tricotado a cor branca – vulgarmente conhecido na Ilha do Corvo por ‘ovelha’ – que se repete ao longo de todo o perímetro da ‘barreta’ (o gorro) formando um conjunto vulgarmente designado por ‘grega’.
- A parte interior da barra apresenta o nome CORVINO, tricotado a cor branca.
- No interior na barra poderá encontrar um botão feito da castanha da Phytelephas macrocapa, também conhecida por corozo ou marfim vegetal, oriunda na América do Sul, e que tem gravado a Marca Registada Barreta do Corvo 1452.
- O Certificado de Proveniência e Autenticidade que acompanha cada Barreta do Corvo 1452, apresenta a Marca Registada Barreta do Corvo 1452 assim como o nome CORVINO e uma barra com o design (modelo de utilidade) registado.
- A embalagem é cilíndrica e vem com os seguintes elementos:
NO EXTERIOR: (1) o Rótulo; e (2) o Selo a lacre
NO INTERIOR: (3) o Certificado; (4) o Folheto; e (5) o papel de embrulho
Todos estes 5 elementos detêm sinais que identificam a Barreta do Corvo 1452.
MARCAS NACIONAIS REGISTADAS
![]() |
![]() |
MARCAS COMUNITÁRIAS (UNIÃO EUROPEIA) REGISTADAS
![]() |
MODELOS (DESIGNS) NACIONAIS REGISTADOS
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |






